sábado, 18 de setembro de 2010

CAFÉ COM LEITE


"A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

O nome desse acordo era uma alusão à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores, respectivamente, de café e leite. Além disso, eram estados bastante populosos, fortes politicamente e berços de duas das principais legendas republicanas: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro. Durante os mais de 30 anos em que perdurou a política do café-com-leite, o Brasil elegeu 11 presidentes da República, sendo 6 paulistas -incluindo Prudente de Moraes e Campos Salles- e 3 mineiros". Fonte: UOL.

Observando os horríveis materiais da propaganda eleitoral (cavaletes, mini outdoors e outros lixos, de todos partidos, nos quais predominam o sorriso forçado e muito photoshop...), espalhados pela cidade, é fácil notar que a campanha capitaneada pelo ex-governador mineiro, candidato ao Senado, simplesmente ignora a existência do paulista candidato à Presidência da República. Ou seja, uma campanha "café com leite", só que sem o café. Clique na imagem e tente achar alguma referência.
.
Certo está quem diz que não há mais partidos políticos, mas agremiações.
.

6 comentários:

  1. Ué!!!!!! As fotos não caracterizam outdoor? Fizeram um auê danado por conta dos cavaletes e estão deixando colocar esta estrutura? Alguém poderia iluminar o meu pensamento?

    ResponderExcluir
  2. Caruso,
    Conforme já havia comentado anteriormente, os nossos politicos estão cada vez mais descompromissados com a ética e os ideais democraticos. Não se comprometem nem com os companheiros para não "ficar queimados" com os possíveis "mandões" do poder federal.
    Em nome de uma eleição tranquila e garantida, não enfrentam a máquina federal. Nenhuma batalha está perdida enquanto não acaba e essa eleição não acabou enquanto não se contar o último voto, porém um grande número de politicos e dirigentes partidários estão agindo, já a algum tempo como se as eleições para o cargo maior da nação já estivesse definida. Se houvesse verdadeiro empenho das oposições o quadro seria muito diferente. Grande e podre Brasil.
    Aleandre Cagnani

    ResponderExcluir
  3. Valeria, de acordo com a legislação (Resolução TSE 23.191/09), as placas são permitidas, mas não podem ter mais de 4 m2, e devem estar em bens particulares.

    ResponderExcluir
  4. Só corrigindo, a eleição acaba quando o número de votos a contabilizar é menor que a diferença entre os dois candidatos (supondo 2 participantes).

    ResponderExcluir
  5. Você poderia iniciar uma votação sobre o visual dos candidatos on line nos quesitos, melhor plástica, melhor sorriso, melhor roupa, etc... Porque dá uma vontade danada de sair zoando os candidatos como antigamente nos santinhos, rabiscando, mas só vontade, porque isso não podemos. Mas podemos nos divertir um pouco, saudavelmente, só para este pessoal nos incomodar menos com suas imagens mal escolhidas e apresentar mais trabalho e propostas.

    ResponderExcluir
  6. Uma boa seria "o candidato com mais Photoshop"!
    Agora, vontade de fazer dentadura banguela e bigode nessas fotos todo mundo têm, mas é crime, ok?
    Mas não se preocupe, nem as campanhas estão atentas a seus materiais. Esse aí da foto, por exemplo, no Jardim Nova Europa, a natureza cuidou de derrubar...

    ResponderExcluir