sexta-feira, 24 de setembro de 2010

POÇOS DE CALDAS: UMA LEITURA ECONÔMICA

.
"No dia 25 de setembro, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebe o historiador e professor mineiro Yuri de Almeida Gonçalves, que lança o livro Poços de Caldas – uma leitura econômica. A obra revela um retrato da história econômica da cidade, cobrindo o período de sua fundação aos dias atuais. Dividido em 14 tópicos, o livro é escrito a partir da leitura historiográfica marxista.
.
De acordo com o autor, aspectos que desmistificam as ideias pré-concebidas sobre o desenvolvimento de Minas Gerais e, conseqüentemente de Poços de Caldas, além de uma análise da conjuntura econômica do país e sua reflexão sobre os municípios são apresentados no livro, que delineia um panorama da economia do Estado a partir do século XVIII, identificando que Minas Gerais não esteve presa somente à mineração do ouro.
.
“O principal objetivo do livro foi traçar um panorama histórico-econômico de Poços de Caldas, a partir de dados que ainda não haviam sido compilados. O fato de a cidade ter se tornado a maior do sul de Minas sempre me foi motivo de indagações. Na verdade como o motor propulsor da história e a infra-estrutura da sociedade é a economia, já previa que foram aspectos econômicos que motivaram a expansão do município. A partir dessa visão, fui incentivado por professores de Varginha e Três Corações a me lançar na pesquisa, que resultou em minha especialização em História e Construção Social no Brasil, através da Unincor”, informou o escritor.
.
O livro Poços de Caldas – uma leitura econômica é aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Circullare Auto Omnibus, sendo gratuitamente distribuído para todas as bibliotecas públicas municipais e escolares de Poços de Caldas, além de bibliotecas de referência em todo o país. A abertura do lançamento é marcada por apresentação musical da cantora Jesuane Salvador, que interpreta canções afinadas com a proposta, passando por Mercedes Sosa e Milton Nascimento.
.
Serviço:
Lançamento do livro “Poços de Caldas – uma leitura econômica”, do escritor Yuri de Almeida Gonçalves
Local: Câmara Municipal de Poços de Caldas, rua Junqueiras, 454 – Centro. Poços de Caldas/MG
Horário: 19h
Entrada franca"
.
Atualizando: o Prof. Yuri informa que 100 livros foram doados para a escola municipal Pedro Afonso Junqueira, no Jd. Kennedy, para venda, cuja receita vai para o caixa escolar. Contatos pelos fones (35)3712-1095 ou (35)9168-8161, com Fábio.
.
Outras informações no blog do autor.
.

Um comentário:

  1. Caruso, queria te conhecer, mas vc nao foi no lançamento. Meu caro, 100 livros foram doados para a escola municipal Pedro Afonso Junqueira, no Kennedy. Eles venderão e o dinheiro vai para o caixa escolar. Tem como vc publicar isso em seu blog, se nao for incômodo? No bloghistoriacritica.blogspot.com tem informações, mas te passo já:
    Poços de Caldas - uma leitura econômica
    Compra: (35)3712-1095 ou (35)9168-8161-Fábio
    Um abraço, temos que nos conhecer e eu te passar um livro.

    ResponderExcluir