quarta-feira, 6 de outubro de 2010

COM A CORDA TODA

.
Deu no site da Prefeitura: nossa secretária municipal de Educação receberá, no próximo dia 16 de outubro, a "Medalha dos Inconfidentes – Mérito Educacional", do Instituto Tiradentes, como destaque pelo investimento municipal superior aos 25% obrigatórios por lei na Educação.
.
Ninguém se deu ao trabalho de pesquisar o tal prêmio e quem o está concedendo. Diz o release da prefeitura que "o município foi escolhido por meio de consulta realizada pelo instituto junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais". A imprensa local, como de costume, embarcou e publicou sem checar a informação. Rápida pesquisa no site do TCE e é possível saber que as prestações de contas de Poços de Caldas, exercício 2009, não estão disponíveis para consulta. Idem para as contas de Andradas, Pouso Alegre, Varginha ou Nova Resende. Já nas contas de 2008, aparece os 26% investidos em educação em Poços - todas as cidades citadas também investiram mais de 25% em educação em 2008. Se considerado esse ano, o prêmio de Poços irá para mãos erradas.
.
O título do prêmio e o nome da instituição conferem, especialmente aos mineiros, certa aura "oficial". Parece, mas não é. A outorgada "Medalha dos Inconfidentes" é definida como "uma honraria especial direcionada a cidadãos que prestam serviços de extrema relevância à sociedade, servido (sic) como exemplo aos demais", de acordo com o site do Insitituto, e confunde-se com a "Medalha da Inconfidência", esta sim a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas Gerais. A medalha em questão vem de instituição privada, sediada em Viçosa, MG (que também investiu mais de 25% no setor em 2008), e que tem entre seus objetivos declarados "promover o intercâmbio entre pessoas e instituições dedicadas aos temas do desenvolvimento sustentável da governança mundial democrática". Entendeu?
.
Se pudesse, diria à secretária de Educação: "parabéns pelo empenho, mas esqueça esse prêmio". Porém, quem sou eu para dar conselhos?
.
Para acabar, permitam os leitores uma inconfidência: no rodapé do cartaz sobre o Congresso que culminará com a entrega do prêmio, consta uma sensacional promoção, oferecendo "Carteiras Poder Legislativo, Prefeito, Vereador, Assessor Parlamentar e Servidor da Câmara", incluindo brasão da República em alto relevo, por R$ 79,00. Barbada. Confira aqui.
.

10 comentários:

  1. ta parecendo mais aqueles quadros pendurados que vemos no comércio com dizeres "melhor empresa do setor xxxx" , "maiores e melhores"...e por ai vai...só pagar que ganha

    ResponderExcluir
  2. Vai ser um caso inédito no anedotário municipal: nunca antes na história dessa cidade uma secretária de educação havia comprado um diploma... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. É isso aí.. Poços esta virando um circo, e a prefeitura é o picadeiro, e nesse picadeiro é palhaçada pra todo lado.

    ResponderExcluir
  4. Isto é piada ou é sério mesmo? Quando abrirem a "caixa de pandora" que está virando o estado mineiro seremos semelhantes ou maiores do que a situação do Maranhão. Já temos um trincheira com nome de "celebridade", falta pouco para hospitais, creches e outros. Esta "hegemonia" deve ter um preço, tal qual no Maranhão.

    ResponderExcluir
  5. Se disser que acharam pelo em ovo a imprensa poços-caldense vai correndo cobrir o evento. Eu ainda tenho dificuldades em entender uma coisa: será que eles são burros mesmo ou se fazem de burros para ganhar carinho?

    Medalhas... é como dizia a música "no peito um coração não há, mas duas medalhas sim"

    A maior medalha de um político não é de ouro nem de prata, mas uma aprovação popular de 79%.... não concorda Paulinho?

    ResponderExcluir
  6. KKKK Se tens medalhas ao chão, no peito ou no coração, não importa, tenho mesmo dó dos pupilos do Paulo jadeu, ficaram sem boquinha NE não Lulu, isto sim é piada.
    Roro a aprovação foi dada nas urnas me parece que só deu 45......
    Se esta administração é ruim, imagine a do PT aqui, pois de lá pra cá nem o Lulinha ganhou aqui em Poços.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Caruso,
    quando as urnas realmente demonstram que as pesquisas de opinião são parciais,tendenciosas ou compradas(vide vox populi ou sensus),quando a população troca as suas perspectiva por uma bolsa-família,quando as instituições são ridicularizadas...Só nos resta a esperança.
    A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem;
    a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão;
    a coragem, a mudá-las....Que as mudanças continuem...
    fernando

    ResponderExcluir
  8. Para Sempre Do Brasil8 de outubro de 2010 às 09:19

    Luciano,
    Brincadeira foi a derrota do Paulo jadeu aqui em Poços,vegonhosa para o PT, nem Dilma deu, vão ter que engolir e brincadeira não pode, Rodrigo e ai...cadê...

    ResponderExcluir
  9. Tem gente com a corda toda, tem outros que nem a ponta da linha conseguiu achar ainda.

    ResponderExcluir