terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMEÇOU A DEBANDADA?

.
Pelo jeito, sim. Em 28 de setembro escrevi que, encerradas as eleições, poderia haver a eventual debandada da base aliada que apoiou e elegeu o atual prefeito de Poços de Caldas, descontente com a queda de popularidade do chefe do executivo em função de certas decisões, algumas culminando com o prefeito abandonado aos leões, longe dos medalhões da política e da elite local.
.
Ontem, segunda-feira, quando não circulam jornais na cidade (afinal, aos domingos e feriados não acontece nada que valha manchete...) veio a notícia da saída da secretária de turismo, Tereza Navarro. Sempre a mesma história de quem quer sair por cima, ainda mais ao deixar um cargo da importância que o turismo tem para Poços: vai cuidar de assuntos pessoais, não tem nada em mente, vai tirar uns dias em Belo Horizonte para pensar no futuro. Essas coisas.
.
Não creio. Parece ser esse o primeiro indício mais firme de que a base vai se desfazer. Outro detalhe importante: ontem, durante a entrevista que o deputado federal Geraldo Thadeu concedeu ao Hora da Verdade, do jornalista Wiliam de Oliveira, ao responder a uma pergunta que encaminhei -se o deputado seria candidato a prefeito em 2012 ou apoiaria o atual prefeito numa reeleição- sua excelência respondeu que pretende cumprir todo o mandato, mas que na questão do apoio ao prefeito Paulo César Silva, este tem a "preferência no apoio". 
.
Para mim, essa fala deixa muito claro que o partido pode decidir de forma diferente e aí a tal preferência recairia sobre outro nome, e muitos são os potenciais pré-candidatos -estimo que pelo menos cinco vereadores tenham em mente o palacete da Francisco Salles, sem falar de outra dezena de nomes hoje fora do poder.
.
É preciso reconhecer que o atual prefeito tem coragem. Muita. Gostemos ou não de suas decisões, é fato que ele compra brigas das quais outros prefeitos correram -o Siga é uma, e mais de uma vez manifestei aqui que, na hora do aperto, o prefeito apanhou sozinho. Por essa característica ousada merece respeito. Louco tenho certeza que ele não é.
.
Agora é esperar a saída de outras siglas do primeiro escalão. Não faz sentido, por exemplo, que o PSDB, fortalecido nas eleições 2010 com Aécio, Anastasia e Mosconi, além de Serra no segundo turno, deixe de apresentar candidato próprio ao governo municipal em 2012.
.
Reitero o que disse anteriormente: vejo nesse eventual esvaziamento da base de apoio uma ótima oportunidade para o prefeito montar um time novo, que o ajude a empurrar nossa cidade para os trilhos novamente. Uma equipe a quem possa delegar integralmente as responsabilidades de cada Pasta, assegurando mais tempo para que o chefe do executivo cumpra a primordial função de planejador estratégico, vislumbrando a Poços de Caldas de, por exemplo, 2020 ou 2050.
.

3 comentários:

  1. Caruso, concordo na renovação das pastas. Aliás, concordo em reformulação em muitos cargos de segundo escalão também. Sem rodeios, Paulinho já mostrou que tem coragem, como disse, respeito-o como administrador e apoio o seu governo, mas tá no hora de tirar umas figurinhas carimbadas de lá. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. vamos ter que achar os trilhos primeiro pois segundo este mesmo blog os ditos cujos foram roubados

    ResponderExcluir
  3. Aí é fácil. Tem vereador que disse que sabe onde estão os trilhos. É só ele contar!

    ResponderExcluir