sábado, 2 de outubro de 2010

EMBARQUEMOS, POIS!


Interessante notícia, publicada no site da Câmara Municipal de São João da Boa Vista em 23 de agosto. Mais interessante ainda é ver outras cidades trabalhando por nós. Tomara nossas autoridades, se não contribuírem, pelo menos não atrapalhem. Confira:
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Linha de trem de passageiros entre Poços de Caldas e Campinas está mais próxima
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O Ministério dos Transportes, em carta à Associação Paulista de Municípios, admite a possibilidade de inclusão da linha férrea de passageiros Poços de Caldas-Campinas, em estudo nos Plano de Revitalização das Ferrovias e Plano de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros.
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O Governo Federal anunciou que irá reativar vários ramais ferroviários com a implantação de trens de passageiros e de transporte. O anúncio do governo aconteceu após a publicação de um estudo técnico mostrando que a reativação das ferrovias é a única solução para desafogar o transporte das rodovias, que já estão saturados, têm custo elevado e de difícil ampliação. As ferrovias seriam as soluções para poder dar conta do crescimento do país. Este estudo apontou o exemplo da Europa e dos Estados Unidos, onde as ferrovias não deixaram de ser ampliadas ao longo dos anos e que, através delas, pode-se desafogar muitas rodovias e garantir o transporte de mercadorias e passageiros. O Governo Federal concluiu que se o Brasil não reativar suas ferrovias poderá acontecer um 'apagão' no transporte nos próximos anos. E para dar início a este processo, anunciou que irá investir na reativação de 14 trechos em todo o Brasil.
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Diante do anúncio de reativação das ferrovias, o vereador sanjoanense Francisco de Assis Carvalho Arten, juntamente com Luis Gustavo Stupp, de Mogi Mirim e Thomas de O. Caveanha, de Mogi Guaçu, requereram, durante o Congresso Paulista de Municípios, que o trecho entre Poços de Caldas e Campinas fosse um dos a serem reativados. Os vereadores solicitaram que se fizessem estudos incluindo este trecho, a fim de saber a viabilidade. Atendendo pedido dos vereadores, o Ministério dos Transportes, através da chefe de gabinete do Ministro, Nélida Ester Zacarias Madela, comunicou que foram realizados estudos em que concluíram a viabilidade da implantação.
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Segue a conclusão do Engenheiro Mário Dirani, especialista em infraestrutura sênior do Ministério dos Transportes:
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"Considerando que o estudo realizado para a seleção dos 14 trechos inicialmente contemplados para a implantação de trens regionais não teve caráter definitivo, entendemos que o trecho Poços de Caldas - Campinas, pelas condições que apresenta, com a permanência da circulação de trens cargueiros e pelo potencial turístico da Estância Hidromineral de Poços de Caldas, tem potencial para ser incluído em futuros estudos de viabilidade para a implantação deste tipo de serviço".
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Agora, cabe às cidades beneficiadas, uma mobilização para conseguir a inclusão do trecho nos estudos definitivos e principalmente, no Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, do Governo Federal.
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Pedro Cotrim
Assessoria de Comunicação
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MENTES DORMENTES
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Em entrevista ao Jornal de Poços do dia 29/9, o presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas disse: "Acho que tudo isso é muito possível", argumentando ainda que existe a possibilidade de incluir a Zona Sul da cidade no trajeto: "O trem é uma grande opção. Algo inteligente, ecológico, sustentável e viável", concluiu.
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Na mesma entrevista, o vereador ressuscita uma questão gravíssima: o destino dado a cerca de 10 km de trilhos, que ligavam a estação de Poços à estação Bauxita, no Bortolan, essa ainda operacional, atendendo a demanda de transporte de minério. Disse o legislador que, quando foi secretário de turismo, "não mediu esforços na tentativa de trabalhar esta questão. No entanto, até mesmo os trilhos, assim como os batentes e dormentes foram desviados. Muitos foram parar em casas de algumas pessoas", denuncia.
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Será que ele ou alguém sabe onde foram parar os trilhos? O assunto é sério e a ação não deve ter sido efetivada na calada da noite -não se conhece ninguém forte o suficiente para carregar quilômetros de trilhos e dormentes nas costas.
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De turístico e infraestrutura, o assunto pode ganhar espaço nas colunas policiais. E, por isso, ser engavetado de vez. Uma pena. Observando a foto acima, fica a pergunta: "cadê os trilhos que estavam aqui? O gato levou!".
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19 comentários:

  1. Sabemos sim! na casa de um exímeo promotor! Pelo menos é o que dizem! Quanto aos "quilômetros de trilhos", isso é você quem está dizendo!

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  2. Faço votos que o transporte de passageiros e cargas volte a ter a opção de ser feito por vias férreas. E que isso se estenda por todo o país. A má vontade das autoridades para com os trens nos últimos anos é nítida. Espero que esteja surgindo uma nova consciência em nosso país.

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  3. ...tem potencial para ser incluído em futuros estudos de viabilidade para a implantação deste tipo de serviço...
    Oque isso quer dizer?? Nada...zero...zeep
    Potencial = pode ser ou não
    Futuros = nem existem ainda
    Viabilidade = se um dia acontece ainda depende do lucro...
    Melhor não perder tempo com isso...

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  4. Os trilhos abandonados são iguais a lixo na rua, quem quiser leva... e os responsáveis pelo abandono deveriam ser multados pela vigiancia sanitaria..
    Grato aos que levaram esse lixo para reciclagem.

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  5. Anônimo 1 -São sim quilômetros de trilhos. Já percorri o trecho entre a estação de Poços e a antiga ponte na represa Bortolan, passando pelos antigos Pilares perto da PUC, e o trecho entre a estação Bauxita e essa mesma ponte. Basta digitar a palavra Mogyana no campo de pesquisas à direita e ver as pautas. Quanto ao "pelo menos é o que dizem", não serve.
    Anônimo 2 -Só o fato do assunto voltar à discussão já é importante -se não sair do papel, ao menos chamamos a atenção para a preservação desse patrimônio histórico. Os centenários Pilares estão em risco, e as autoridades municipais sequer se manifestaram sobre o prijeto que enviei em abril.
    Anônimo 3 -Se fosse lixo, não teria sido removido. Se foi "removido" tem valor, e se tem valor pertence a alguém.

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  6. Na antiga casa do Promotor (comprada pronta, acabada e habitada pelos antigos proprietários por vários anos) não era dormente de linha férrea, mas sim cruzeta de madeira (de antigos postes de luz). Há diferença de tamanho e acabamento entre eles. Qualquer marceneiro ou decorador de 5ª categoria sabe diferenciar um do outro.
    Tanto um quanto outro são comercializados licitamente, em lojas especializadas e seu aproveitamente é ecologicamente correto (como qualquer outra madeira de demolição).
    Só para lembrar, em Poços de Caldas até (parte da) estação passou por leilão e hoje abriga um posto de combustíveis. É lógico que o posto de gasolina não gera IBOPE como o Promotor, por isto não é alvo de maledicências. Que pobreza intelectual, que pobreza ...

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  7. Concordo Dr. Sidney, existem tantas coisas realmente significantes e procedentes para protestarmos,e alguns se ocupam de conversa fiada sem embasamento.

    O destino dos trilhos hoje já não importa, já que nunca saberemos o real destino, o mais importatante é lutar para que um dia a região possa ter novamente a linha férrea, porém, duvido, que isso retorne, eles estão mais preocupados em construir o Paço, e com as festinhas da Tia Marlene...

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  8. hahahahahahaha!!!!!!seu amiguinho de blog perdeu mais uma e desativou aquela porcaria de blog dele!!!!isso é bom demais!!!acho que todos os seus candidatos perderam!!!!o povo odeia o paulo tadeu!!!

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  9. Dr. Sidnei toca num ponto importante, abordado várias vezes pelo Viva Poços!: é possível comprar em leilão um barracão da ferrovia e levar no pacote parte do leito dessa mesma ferrovia? Colocar aquela cobertura no posto não é uma "agressão ao patrimônio"? Trancar o leito com muro pode?
    Infelizmente esse blog nanico é incapaz de sensibilizar noss autoridades inclusive no que diz respeito à preservação do Patrimônio Histórico tombado, caso da sorumbática estação, dita "restaurada", cujos atuais ocupantes esmeram-se no zêlo ao estacionar viaturas oficiais sobre o piso hidráulico da plataforma.
    Falando em esmero, a recuperação do Casino parece que empacou. A justificativa do atraso agora é por conta do vai-não-vai do Teatro. Um ano e meio fechado, sem prazo de conclusão.
    Já pensaram quando chegar a vez da Thermas, que pretendem "modernizar"? Patrimônio histórico pode ser mexido sem discussão com a sociedade?
    Anônimo das 14:55: penso que o destino dos trilhos importa sim, como importa o destino das banheiras da Classe B da Thermas, tudo importa, inclusive preservar e reativar o trecho ferroviário. Luta dura.
    Anônimo insone dos 00:46: "amiguinho"? Que coisa meiga! Pelo que entendo, o blog do Paulo Tadeu ficou "fechado" para não caracterizar propaganda eleitoral fora de prazo. Teve 27 mil votos, o que é respeitável.

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  10. Anonimo 3 responde a Rubens Caruso
    O que é lixo pra uns é ouro pra outros...nisso se baseia a reciclagem ou você considera roubo a garrafa que o catador pega na porta da sua casa??? E se vc deixar um trilho na porta da sua casa o catador pode levar??
    Anonimo 2 responde .. isso sou eu também...
    Não é por que alguma coisa tem algum resultado útil que devemos gastar tempo com isso pois no mesmo tempo podemos fazer coisas mais importantes.

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  11. O paulo tadeu teve 27 mil votos e o tiririca????vale uns 50 paulo tadeu???

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  12. Dr. Sidney,
    Bom dia,
    Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo.
    Segundo, sabemos que é este pessoal a quem lhe vem maldosamente e com fios eleitorais e políticos tentando manchar sua trajetória, a vida de quem não tem nada de bom a mostrar e ficar criticando o trabalho de outros, tentando iludir o povo ao erro, mas a população já conhece esta gente e quem é essa turma e as respostas são dadas as alturas.

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  13. Se você deixar a garrafa na porta da sua casa e o catador levar, tudo bem, mas alguém pular no seu quintal e pegar a garrafa, pode?
    O problema é "pular no quintal" dos outros e pegar o trilho que não é seu.
    Ou vale o "achado não é roubado"?

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  14. o metro do trilho pesa algo como 30 kg
    30 x 10 km x 2 = 600 toneladas.
    cada caminhão leva 25 ton. São 24 viagens.
    São umas 5 horas para carregar cada caminhão.
    A operação levaria uns 10 dias.
    Pode tripicar o numero de viagens para os dormentes....
    Será que não foi a própria prefeitura que tratou da limpeza da área???
    quem era o prefeito na época???

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  15. Prezado Caruso,

    Todos sabemos que a linha não pertence ao município, ou seja, seus trilhos também não, portanto ao dono se deve o direito de cuidar zelar pelo seu patrimônio aberto ao releu e reclamar, se o dono não reclama a administração e culpada hora ta querendo enganar quem?
    Outra historinha que parece quadrinho de revista animada e a reativação para transportes de passageiros, pois qualquer conhecedor sabe que para que isto possa ocorrer não serão apenas os trilhos que já foram levados a reutilização ou a reciclagem, mas toda linha, pois são trilhos sucateados e com péssimas condições, ou será nosso trem bala sobre trilhos!

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  16. Anônimo insone tem razão, já passou a eleição cadê o blog do Paulo jadeu, vergonha rsrsrs....
    Caruso explica ao seu amiguinho que já se julgava eleito que rejeição também e sinônimo de democracia, não elegeram seu deputado e ainda tiraram votos do Helio e da Dilma que ganhou quase em todos os municípios do Brasil e perdeu aqui em Poços, ETA turminha ruim de voto heim!!

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  17. A QUEM PERTENCE O BLOG?

    Acredito que em um primeiro momento, a resposta da maioria será: ao Caruso.

    No entanto, se abstraírmos um pouco, poderemos afirmar que este blog pertence a todos nós, cidadãos poçoscaldenses.

    É neste espaço que somos presenteados com ótimos artigos, ótimas análises e ótimas críticas e posicionamentos.

    O propósito do blog é nos passar informações, aguçar nosso espírito crítico e nos fortalecer como comunidade que acompanha e debate o que acontece em nossa cidade.

    Portanto, nada mais natural que cuidemos daquilo que, dependendo da forma como analisamos, também nos pertence.

    Portanto, por que não elevamos o nível dos debates e das críticas? Alguns comentários que vem sendo postados não acrescentam nada, nivelam por baixo as discussões e servem, no máximo, para dar uma satisfação efêmera a quem postou.

    Sugiro aos colegas de blog que façam uma reflexão.

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  18. Carmen, agradeço as palavras. De fato o blog é de quem lê, caso contrário estaria escrevendo um diário, guardando-o sob o colchão.
    Como espaço aberto não posso deixar de atender as demandas dos leitores, embora por vezes tenho sido obrigado a não pubicar comentários com palavrões ou calúnias. Acho que faz parte do jogo.
    Mas fica registrada sua sugestão, que endosso: mantermos um debate de nível elevado.

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  19. Depois da restauração da estação ferroviária de Jaguariuna, a prefeitura local juntamente com a ABPF, reativou um pequeno trecho da ferrovia da parada Jaguary até a mencionada estação reformada, lembrando que, além da recolocação dos trilhos, foi construido um novo viaduto em substituição ao pontilhão metálico que existia anteriormente. As boas consequências destes investimentos feitos pela ABPF e prefeitura de Jaguariuna são várias, dentre elas, grande procura turistica e consequentemente, aumento do faturamento, portanto, por que a prefeitura de Poços de Caldas juntamente com a Ferrovia Centro Atlântica não reativam o trecho que foi erradicado até a restaurada Estação Ferroviária ??? Quem ganhará com esta magnifica idéia são os turistas, os moradores da cidade e acima de tudo a prefeitura municipal.Nossos Governantes precisam saber que, o Brasil TREM jeito !!!

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