quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FIM DE PAPO

"Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Sua consciência é o que você é e sua reputação é o que os outros pensam de você. E, o que os outros pensam, é problema deles".
.
Viva Poços! termina aqui. Como todo produto, jornalísticos inclusive, chegou o fim do ciclo de vida deste projeto. É o que acontece quando o produto não tem mais retorno financeiro (não é o caso) ou deixa de dar prazer em sua produção. É o caso. E é mera decisão pessoal, sem qualquer tipo de pressão exterior.
.
Este post é sim uma despedida. Chegou a hora. Acho que cumpri muito do que assumi quando coloquei este trabalho no ar, no já distante 15 de maio de 2008. Naquele dia, escrevi:
.
"Acredito na obrigação do respeito ao próximo, ao que é público e principalmente em fazer as coisas certas e bem feitas", tratando "de tudo o que acontece em Poços de Caldas, sob o ponto de vista do cidadão que nem sempre se percebe respeitado".
.
Fugi do compromisso de publicar um post por semana -acabei tornando diárias as atualizações, sempre pensando na decepção dos leitores ao abrirem o blog e depararem com um "assunto de ontem".
.
Tinha, naquele 18 de maio, "certeza que eu e você seremos ouvidos". De fato fomos. O que não quer dizer que coisas aconteceram além de egos feridos ou respostas atravessadas daqueles que, descobertos em suas falhas, não se sensibilizaram nem correram atrás de soluções.
.
Tenho convicção de ter, muito modestamente, contribuído com o engrandecimento do jornalismo em Poços de Caldas, ainda que solenemente ignorado por alguns veículos ou entidades de classe. Mas não foram poucos os colegas a elogiar -com sinceridade- meu trabalho opinativo. Esses mesmos colegas perceberam que há vida além do ctrl-c, ctrl-v (recorta e cola) dos press-releases oficiais ou não.
.
Considero cumprida também a tarefa de ajudar na melhoria do senso crítico dos leitores, incluindo aqueles envolvidos em assuntos que impedem um posicionamento aberto, franco, devido a relações de negócios e interesses, mas que enxergaram no Viva Poços! um ponto de amparo ao que gostariam de dizer.
.
Nesses dois anos e meio vi surgirem em Poços alguns blogs muito interessantes, cada um com seu ponto de vista, mas todos invariavelmente abertos ao debate de ideias e ideais. Recebi e publiquei cerca de 1.500 comentários, incluindo muitas críticas a esse trabalho, que trouxe mais de 980 postagens sobre temas da cidade, demonstrando a riquíssima quantidade de assuntos a serem trabalhados por aqueles que estão representando o papel de levar informação e conhecimento à população -deixo esse desafio aos colegas jornalistas, acreditando que não se curvarão às pressões políticas ou econômicas, como não me curvei. É possível sim fazer um jornalismo opinativo e conquistar muito mais que o respeito da população.
.
A partir de agora, além das minhas atividades profissionais regulares, sempre na iniciativa privada, bem claro, vou dedicar-me exclusivamente a um trabalho cultural focado nos jovens estudantes: o Memória de Poços de Caldas (http://www.memoriadepocos.com.br/), no qual tento reunir, resgatar e manter, em espaço virtual, a história de nossa cidade. Espero poder continuar com seu carinho e atenção lá também, se possível contribuindo com material e informações históricas.
.
Obrigado pela companhia. E continuo à disposição pelo email rcaruso@pocos-net.com.br .
.
Grande abraço,
.
Rubens Caruso Jr.
.

59 comentários:

  1. Caruso;

    Para minha tristeza li sobre sua despedida. Infelizmente perdemos dois blog's de informação e espero que iniciativas como a sua formentem novos veículos de informação como foi o Viva Poços. Embora gostaria que você não tomasse essa atitude, deixo aqui meu MUITO OBRIGADO! Em muitas publicações descordei dos seus pontos de vista, mas no geral entendo que você quis cooperar e isso com certeza assim você fez.

    Mais uma vez: Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Não! Como se o meu não fizesse alguma diferença..
    Desde que cheguei a esta linda cidade acompanho seu blog, sem falhar um único dia, e quando encontrava textos do dia anterior me decepcionava. Também não nasci aqui, mais faço agora deste campo o meu campo.
    Discordei muitas vezes de suas opiniões, você é extremamente "crica" as vezes, crica de chato mesmo!
    Não entenda como uma crítica, pois se não gostássemos de seus textos e desta cidade seu Blog não seria esse sucesso.
    Não sei se um único leitor pedindo é suficiente para mudar sua idéia, mais quem sabe se mais alguns se pronunciarem...
    No mais, obrigado pela aula de jornalismo e exemplo de coragem.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste esta notícia, sempre utilizei este site (muito mais até do que os jornais da cidade) para saber de noticias e novidades aqui de Poços de Caldas, é sempre bom ter uma fonte de informação não manipulada pelo governo e afins, que era o caso desse blog. Infelizmente, sites de "baladinhas" dão muito mais cliques aqui nessa cidade do que blogs importantes e que visam nada mais nada menos do que melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Poços de Caldas e nos informar o que acontece na política da cidade, mas isso é uma questão "cultural" do Brasil né... Não conheço nenhum outro site que forneça as informações que eu conseguia obter com seu blog, se alguem souber por favor avise...Mas espero poder ver vc voltar a trabalhar pelos cidadãos dessa linda cidade novamente, seja em blog ou qualquer outro tipo de mídia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pena que descobri seu blog já agora, quase no seu final... Com muita perspicácia, inteligência e senso de humor, seu blog realmente nos alimentava com notícias e comentários que nos davam a real dimensão dos fatos. Espero que tenha sucesso no seu novo empreendimento! Só espero que seu pressentimento (aquele...) esteja errado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Caro Caruso

    Dizer que Poços de Caldas irá perder um espaço importante para a reflexão é redundância. Como voce disse que esta sua decisão tem caráter pessoal( voce perdeu o prazer) não posso me eximir de lhe dizer porém, que a perda é coletiva. E falo isto sobre um ponto de vista extremamente profissional, à parte, nossa amizade e respeito. Qualquer veículo de comunicação que se extingue( e hoje os blogs têm papel fundamental na comunicação) é como uma boca que se fecha e que na sequencia, provoca também, a oclusão de outras bocas. Estamos vivendo um tempo, infelizmente, onde a reflexão cedeu espaço para o entretenimento, daí o "showrnalismo" dos dias atuais e a "releasemania"ocupando os espaços. Por isto, o findar do Viva Poços" é ainda mais significativo e mais lamentável. Se discordamos algumas vezes de suas opiniões? Claro que sim, daí a beleza da discussão positiva e da luz (que nasce pela soma de polos opostos). Por tudo, não vou solicitar que voce repense sua decisão, até porque lhe conhecendo, sei que voce estava amadurecendo isto há muito tempo. Penso ainda que, talvez, uma das pessoas mais tristes com isto, seja você mesmo, já que terminar um projeto que a gente acreditou tanto, é como morrer um pouquinho da gente.
    Registro aqui o meu muito obrigado, pois neste tempo do Viva Poços, aumentou em mim, como sei que para muitos, as reflexões sobre o futuro da cidade e da sua gente. Por último,felicito-o pela continuidade do memoriadepocos.com.br no resgate e na preservação da história de Poços. Finalizando, roubo ainda uma frase da psicologia que diz: "quem não se angustia, se aliena".
    Grande abraço
    Wiliam de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Grande Caruso,
    E nós, como ficamos?
    Esse era o único espaço ético, livre, honesto e democrático a disposição da população e agora se fecha?
    Vai fazer muita falta e muitos estarão mais "tranquilos" pois o blog não vai mais apontar o desvios.
    Mas se é uma decisão pessoal, vá lá.

    Abraços e se tiver uma recaída, estamos com você novamente.

    Alexandre Cagnani

    ResponderExcluir
  7. Carmen Lúcia Arantes29 de outubro de 2010 às 08:13

    Caruso,

    que triste sexta-feira... Fiquei muito desapontada com esta notícia.
    Eu já estava acostumada a ler diariamente as suas opiniões e as manifestações sobre tantos assuntos.
    Ficou um vazio que a mídia local não consegue preencher.
    Caso a sua decisão seja definitiva (olha a deixa para repensá-la), só me resta agradecer pelas boas reportagens que você nos presenteou.

    Um grande abraço,
    Carmen Lúcia Arantes

    ResponderExcluir
  8. Ana, Vitor, Tiago, Ricardo, Celso, W.O., Alexandre e Carmem Lúcia, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Caruso, seu blog é um desses instrumentos que dá ânimo e esperança em quem luta por dias melhores na política poçoscaldense, porém entendo seu sentimento.
    Eu já senti nojo, fadiga, cansaço mental e tudo que possa contribuir para desistir de lutar.
    É difícil organizar um movimento capaz de mudar a cara do atual cenário. Mudar o cenário significa abrir as porteiras dessa cidade para um projeto amplo, cidadão, atual e competitivo.
    O seu blog é afinadíssimo, temperado e excelente para uma cidade de interior.
    Imagine que os franceses foram as ruas e atearam fogo só porque o governo pensou em mudar algumas regras, por aqui coisas mais absurdas acontecem e nada, absolutamente nada se faz.
    Lembro-me quando tive de ir as ruas junto com alguns amigos para enfrentar a questão do SIGA. Tivemos que suportar alguns jornais fazendo piadas, vereadores desdenhando e agora vemos os miniterminais prestes a serem desativados. Como pensam os políticos locais? Como interagem com o povo? De que forma projetam o futuro? O que esperam fazer quando têm condições para faze-lo?
    Não pare o blog! Vamos insistir nesta corrente, a vida é breve, o tempo é curto e nós somos pequenos demais diante do imenso universo. Tudo passa, tudo! Tudo é rotulagem e esse fôlego que nos mantém acessos tem prazo para expirar. O melhor da vida, o melhor mesmo é ser desafiado e desafiar o momento, o instante que vivemos. Como dizia Raul Seixas "...não pense que a cabeça aguenta se você parar..." Tente outra vez!

    ResponderExcluir
  10. E vou lhe dar um sugestão para erguermos esses blogs e fomentar essa onda. Que tal promover um encontro de blogueiros local? Consigo o espaço físico para isso. Vamos convidar a mídia, os internautas e os proprietários de blog's. A gente se fuzila pela internet mas não se conhece direito. Que tal?

    ResponderExcluir
  11. Alvaro Ely Monteiro Vilela29 de outubro de 2010 às 11:47

    Caruso:

    Sua mensagem de hoje só pode provocar tristeza em todos aqueles que se acostumaram com a leitura diária dos seus comentários sempre inteligentes e muitas vezes irônicos sobre o que se passa nesta nossa Poços de Caldas.
    A divergência de opiniões é própria da condição humana. O seu blog tornou-se um forum de discussões, dando oportunidade a todos de se manifestarem sobre os mais diversos temas. Sua decisão, que devemos respeitar, deixa um vazio que será muito difícil de preencher.
    Gostando ou não dos seus pontos de vista, democracia é isso.
    Se você resolver dar continuidade ao blog, encontrará em mim um leitor assíduo.
    Um grande abraço
    Alvaro Ely Monteiro Vilela

    ResponderExcluir
  12. Que triste ter chegado ao fim... Era um hábito diário ligar o pc e entrar no Viva Poços para saber o que estava acontecendo por aqui e mais divertido ainda ver o " bate boca" dos leitores...mas entendo que quando perdemos o prazer naquilo que fazemos, não dá para continuar... Acredito que você tenha prestado um enorme serviço para esta cidade e este mérito nunca será tirado de você!Sorte a minha que ainda vou poder continuar ouvindo o que você tem a dizer! Um beijo enorme, cunhado e parabéns pelos blogs!!!

    ResponderExcluir
  13. PeloamordeDeus não vai me criar uma ONG ou algo assim...Rei morto, vida longa ao novo blog

    ResponderExcluir
  14. Meu querido netinho, seus escritos trouxeram muitos esclarecimentos a população dessa maravilhosa cidade. Não abandone o blog, tire umas férias! Espero poder continuar divulgando seu trabalho no meu blog pois Poços de Caldas necessita de crítica construtiva tão bem feita por você. Continue na luta e não desanime.
    Da sua vovó que te admira muito!
    Vovó Albertina.

    ResponderExcluir
  15. Que bom que o anonimato se fez ausente nestes comentários. Seria muito bom se todos os outros tivessem sido assim também.

    Leitores do Viva Poços! Deixar de tornar pública, via midia eletrônica -acessível a uma camada específica da população- não muda a visão que Rubens Caruso tem "da vida" da cidade de Poços de Caldas e do que fazem dela. Infelizmente (sim, infelizmente porque seria melhor que assim não fosse, isto é menos sofrível) quem nasceu e viveu por 40 anos usando transporte público, enfrentando engarrafamentos, precisando de hospitais, trabalhando, frequentando escola e universidade numa cidade que pulsa 24 horas por dia como a cidade São Paulo -uma selva de pedra que impõe desafios, às vezes muito doloridos para seus munícipes- não tem como passar por este processo sem uma visão de mundo mais ampliada.
    É uma questão de sobrevivencia. Digo mais, quem frequentou uma universidade como a PUC SP -berço de discussões sociais e políticas, espaço democrático, de se fazer cidadão- não consegue morar numa cidade cujo número de habitantes é quase similar ao do bairro em que morávamos lá na metrópole, sem ao menos estar atento aos detalhes desta nova sociedade à qual nos inserimos.
    Ser "crica" é muito chato na maioria das vezes. No entanto, se revisarem cada artigo aqui publicado verão que no fundo tudo o que este jornalista cidadão quis foi chamar a atenção para aquilo que poderia estar melhor situado, melhor organizado, melhor atendido... Enfim, melhor -não perfeito!
    Afinal, a partir do momento em que pagamos impostos, temos titulo de eleitor e propriedade na cidade em que estamos, não importa de onde viemos, mas a contribuição que podemos dar.
    Estar numa cidade é fazer parte do povo que consolida sua existência. E, partilhando das ideias de Rousseau (filosofo do século XVIII) o soberano é o povo. O governante não é o soberano, mas um representante da soberania popular. E como sobreanos, nós, o povo, temos ideias divergentes -como bem disse o amigo Wiliam no comentário acima- afinal, se nossas ideias fossem as mesmas de Rubens Caruso ou se concordássemos passivamente com tudo o que ele nos diz, deixaríamos de ser homens e mulheres livres para nos tornarmos amarrados seguidores de uma única cabeça pensante (alienados).
    A questão é ler com criticidade, com consciência, analisar os fatos apontados sobre vários prismas e tirar proveito do que de fato faz sentido. Mudar ou limpar "as lentes" e enxergar mais claramente o que está subentendido em cada ação dos "donos do poder", aqueles a quem, via voto, atribuímos o poder em nosso nome.
    O Viva Poços, figura de Rubens Caruso não poderia assumir o papel de bode expiatório da população poçoscaldense -"aquele que pode, ou deve, dizer tudo o que queremos mas não temos coragem, pois "somos daqui".

    Começa aqui uma nova fase. Afinal é primavera!
    Querido Jr., estarei sempre ao seu lado!

    Com carinho,

    Angela Caruso

    ResponderExcluir
  16. Olá. Sou de Poços, mas moro em Portugal há muitos anos. Todo santo dia eu acesso seu blog pra saber como vai minha cidade que eu amo tanto. Este é o meu primeiro post p vc, sempre quis escrever, mas deixava pra lá, mas agora eu me sinto na obrigação de te dizer: Meu muito obrigada por me deixar informada e muito bem informada...
    Gostaria muito que vc repensasse essa sua decisão, mas acho que vc deve estar "de saco cheio". Vou continuar seguindo o Memórias de Poços, com certeza.
    Não te conheço pessoalmente, mas sinto que vc tem muito caráter, o que hoje em dia é raro...
    Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rubens,

    É mesmo uma pena ver o fim de um blog quando apenas começamos a conhecê-lo. Vou dedicar um tempo para ler os posts antigos e me familiarizar com as suas idéias. Quem sabe poderemos discuti-las um pouco mais tomando um bom café qualquer dia desses.

    Um grande abraço,

    Daniela (Alexandre, João e Arthur também)

    ResponderExcluir
  18. Ei, Rubens,

    Que decisão difícil você tomou! Eu lhe parabenizo pela coragem de não se calar quando achou que deveria falar e de se retirar quando acreditou que o melhor seria compartilhar com poucos aquilo que pensa.

    Como professora acredito que somos formadores de opinião, independente de nossa vontade. Quando você escolhe trabalhar com estudantes você redireciona seu projeto e eu lhe desejo sucesso nesta nova empreitada.

    Acompanho o blog e gosto do "seu jeito de olhar as coisas". Mas concordo com Angela quando esta afirma que falar e refletir sobre o que é melhor para a cidade é tarefa de todos nós.

    Muito obrigada por compartilhar conosco seu ponto de vista, seus pensamentos, suas opiniões, seus questionamentos. Espero sicneramente que esta semente lançada gere muitos frutos...

    Grande abraço,

    Karla Zucoloto

    ResponderExcluir
  19. Caruso, tenho algumas palavras a dizer: PARABÉNS e OBRIGADA!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Margaretty, Daniela (e cia.!), Karla e Valéria: obrigado!

    ResponderExcluir
  21. uia só tem mulher lendo esse blog eheheh

    ResponderExcluir
  22. Eu me RECUSO a acreditar que voce "parou"...Ja nao era mais so um habito todos os dias ler o seu blog....era um vicio! Moro fora do Brasil e quando descobri o seu blog fiquei muito feliz e espalhei para todos que conheco aqui...eu sinto muito, muito mesmo...mais por mim que nao vou ter mais o prazer de ler seus comentarios e apreciar as belissimas fotos... Na verdade, nao tenho palavras....to chocada!

    ResponderExcluir
  23. Ângela M. M. M. dos Santos29 de outubro de 2010 às 21:29

    Rubens

    Conheço essa luta e entendo sua posição pessoal. Lamento por mim mesma que me abastecia com seus textos brilhantes incitando a discutir os assuntos. Sou avessa ao uso da rede para debates pois fiz parte do velho tempo das reuniões estudantis, do debate frente a frente das idéias e depois o cultivo da amizade que este embatia propiciava. Seu blog e a qualidade da participação dos companheiros que hoje lamentam o encerramento deste espaço me fizeram mudar de opinião e fazer minhas colocações.
    Triste tempos, triste Poços de Caldas!- apesar desse seu céu azul que tanto amamos.

    Abraços
    Sucesso como grande pessoa que é!

    Ângela M. M. M. dos Santos

    ResponderExcluir
  24. É galera,tudo que é bom acaba. Não,não,não...Na vida nada termina, se transforma. Valeu Caruso. Até breve.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado, Ângela; obrigado, Rose; obrigado, Ferruccio.

    ResponderExcluir
  26. É com muita tristeza que recebo a informação do fim deste espaço.
    Ainda fico na esperança de um retorno algum dia.
    Forte abraço, Caruso!

    ResponderExcluir
  27. Oi Caruso,
    já me manifestei sobre o blog hoje na rádio difusora, é uma pena. Mas o comentário é sobre a eleição, você errou. Tenho 2 filhos corinthianos e estou preocupado com sua previsão.
    abraços
    Eloisio

    ResponderExcluir
  28. Caruso, quaisquer que sejam os motivos que o levaram a para de escrever o blog, saiba que fará muita falta. É uma voz importante que se cala. Apesar de não ser nativo de Poços, você a respeitou e a reverenciou, tornando-se um porta voz de muitos daqui, que não tem a sua coragem. Permita-me dizer que, pessoalmente, eu acho a sua decisão muito estranha, mas a respeito.

    PS. O Clube do Fusca de Poços de Caldas ainda te aguarda com a sua Brasília.

    ResponderExcluir
  29. Caruso...

    Só posso lhe dar os parabéns pelo verdadeiro sucesso que foi o "Viva Poços" nesses mais de dois anos no ar. Será uma pena para Poços de Caldas a não continuidade de um espaço democrático e rico em discussões (e olha que Poços precisa bastante de espaços assim). Mas já que é uma decisão sua, continuaremos a luta na internet com as armas que nos restam. Ao mesmo tempo desejo-lhe sucesso igual ou maior no ótimo Memória de Poços.

    ResponderExcluir
  30. Meu irmão. Parabens pelo trabalho que vc fez à frente do blog. Jornalismo é assim mesmo, mais críticas do que reconhecimento, mais sacrifício do que retorno. O prazer que temos é o reconhecimento, mesmo que seja único.
    Vc fez um trabalho decente, ético, focado e chato, muito chato. É obrigação do jornalista ser chato sem ser desleal, ser insistiente sem ser desonesto.
    Estou nisso ha 28 anos e vc há 15. É um vício miserável, mas extremamente gratificante.
    Foco agora no novo blog, antes que essa cidade acabe.
    bjao.
    E BOM DILMA PRA VC !!!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Matheus, Ideraldo, Eloísio, Hudson e Mano, meu obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Prezado Jornalista Rubens Caruso,
    Antes de mais nada permita apresentar meus mais sinceros agradecimentos pelos momentos de cultura, história e, principalmente, de debate político que você tão habilmente soube protagonizar nesses mais de dois anos editando o Viva Poços, ou o "blog do Caruso".
    Sempre admirei a imparcialidade com a qual você conduziu a crítica, evidentemente incompreendida por aqueles que se colocam no papel de vítimas, apesar de serem os autores- atores dos problemas, e que julgam-se perseguidos. São eles a bola da vez, os que estão no poder, e por isso não faria sentido um espaço para falar de outros se não os que estão na berlinda.
    Rubens, foram muitos os momentos esclarecedores marcados pela abordagem crítica, apesar de carregados da fina ironia que só os grandes mestres do jornalismo conseguem -como esquecer aquela prestação de contas dos nossos deputados, ou a percepção apurada de que os quebra-molas brotando na cidade estão errados? E aquela viagem do prefeito aos EUA, em busca de equipamentos hospitalares usados que nunca vieram? Como esquecer as belíssimas charges de Mario Seguso, sempre antenado? E a discussão sobre o Crea e Dmae? São muitos os exemplos gravados no blog, muitos dos quais fiz questão de imprimir, para guardar.
    Rubens, gostaria de dividir com os leitores o tipo de caráter que homens como você possuem. Quase ninguém em Poços sabe, mas este jornalista freqüentou por muito tempo a “lista negra da cidade”, verdadeira persona non grata, até que foi convidado para uma conversa com o prefeito. Neste papo, onde estavam presentes além do prefeito, a vice, a secretária de governo e a assessora de imprensa, o Rubens foi convidado a integrar uma dessas dezenas de comissões que há na cidade, que em geral são bibelôs exigidos por lei.
    Com seu histórico jornalístico de luta pelo bem da cidade, registrado em centenas de grandes artigos, não se poderia esperar outra resposta além de um educado “não” ao que considero uma verdadeira tentativa de cooptar o jornalista. Semana passada um comentário anônimo nesse blog, cujo conteúdo facilita saber de onde veio, insinuou que o Rubens esteve cotado para assumir a secretaria de turismo da cidade. Quanta ingenuidade. Aqueles, como eu, que conhecem a índole do Rubens sabem que, se fosse mesmo verdade, ia ser uma perda de tempo convidá-lo.
    Há um filme muito interessante na internet, recente, de um jornalista de Goiás que se demite ao vivo, na TV. Diz ele a um companheiro: “cuide do seu emprego que eu cuido da minha dignidade”. Rubens é um desses, que não vende a alma por um cargo. E cuida da dignidade, coisa rara nessa Poços tão entristecida pela falta de líderes de verdade, do povo.
    Para acabar essa conversa, chama minha atenção que, nas dezenas de comentários acima, não há um sequer de políticos locais, e muitos deles pautaram ações no interesse de suas carreiras pelo conteúdo do blog, de prefeitos a vereadores, incluindo secretários. Não podem nem alegar desconhecimento pois num churrasco nesse final de semana, onde pelo menos três autoridades estiveram, o final do blog foi amplamente falado. E digo mais: festejado.
    Parabéns, amigo Rubens, pela dignidade. Sentirei saudades dos seus textos.

    ResponderExcluir
  33. Renato Moretti Uchida - Brasília - DF1 de novembro de 2010 às 16:30

    Olá Rubens (permita-me a intimidade, dada somente aos amigos mais próximos e àqueles que nos são caros).
    Mas faço uso desta condição, pois desde que conheci o seu excelente trabalho aqui no Viva Poços, diariamente dava uma "passadinha para o café" e saber as notícias atualizadas da nossa querida Poços.
    Fonte de excelente qualidade de informação, sobretudo para nós que moramos fora e que agora perdemos esse referencial.
    Mas respeito sua decisão, elogiando todo o seu trabalho, e muito feliz de ter colaborado em algum momento, com fotos de meu arquivo pessoal.
    Parabéns, bola para frente e um forte abraço, e sucesso no Memória de Poços.

    ResponderExcluir
  34. Caruso,

    Não acredito no que li hoje, quando entrei no seu blog, não pode ser possível que conseguiram te tirar do ar, justo um dos, se não o único veículo de comunicação a nível municipal em que podíamos ler com a certeza de não estarmos sendo enganados, ou sendo vítimas de tentativas de enganações e alienações.

    Fiquei extremamente chateado ao saber que não mais contarei com esse blog, para saber mais da minha cidade, pois sempre admirei a sua capacidade de repercutir assuntos que passam despercebidos por todos nós, mas que por você não, que por sua iniciativa eram colocados em discussão, e que sem sombra de dúvidas contribuía e muito para nós cidadãos da nossa cidade, porque essa cidade é nossa sim, e eu tenho muito orgulho de dizer que sou poçoscaldense nascido aqui, mas sabe porque me orgulho disso? Por ver que até mesmo quem não teve esse privilégio adota a minha, a nossa cidade, como se sua fosse também, no lugar de diminuir essa pessoa eu até a agradeço por escolher a minha cidade para ser dela também, pois é sinal de que realmente a ama, é um ato que eu respeito muito, pois quem nasce não escolheu, simplesmente estava ali, agora, quem escolhe e a adota é porque realmente a ama e está decidido a dar contribuições pra vê-la cada dia melhor, e se ama a minha cidade eu faço total questão de dividi-la com ele e fico muito lisonjeado de ouvir de uma pessoa que aqui não nasceu, “nossa cidade”.

    Enquanto a crítica que eu tenho a fazer, é de você ter publicado alguns comentários anônimos, que em nada acrescentavam no debate, e apenas mostrava o sentimento de ódio e rancor carregado por eles. Entendo o seu lado como um jornalista democrático que dá espaço aos seus leitores, mesmo que não o mereçam, mas se querem comentar, que mostrem suas caras, se dedicam seu tempo escrevendo todo aquele comentário, por que é que não se identificam hem??? Tem rabo preso com quem hem??? Preferem ficar as sombras. Muitas vezes lia um comentário de anônimo e sentia nojo viu, quem não tem coragem de assinar o que escreve não vale a roupa que veste, se esconder no anonimato é extremamente covarde, você não sabe se está lidando com o Júlio, o Ricardo, o Lucas, o Rafael, a Maria, enfim, concluo que você está lidando com um ninguém e esse ninguém não merece ser repercutido.

    Falam de censura a nível nacional, mas o que acontece em Poços é pior, é repugnante, não podem receber uma crítica que colocam uma tropa para desmerecer quem a faz, e como o W.O. Escreveu em seu comentário, quem não se angustia, se aliena, é simplesmente o que querem, um bando de alienados que aceitem tudo da forma que eles fazem.

    Caruso, pelo que li em todo esse tempo que acompanho o blog, (desde fevereiro de 2009) sei que é difícil você continuar com o blog mesmo com tantos pedidos, acho até que não temos esse direito, pois acho que deve estar sofrendo muito com essa decisão, e se a tomou é pra valer.

    É muito triste, pois a cada dia temos que buscar forças para viver em um mundo que é dominado por interesses pessoais e tão somente, quando vemos uma pessoa como você, que tem caráter e luta por um mundo melhor e mais justo, reativamos nossas forças para vencer mais um dia e de tentar modestamente contribuir para termos de fato um mundo melhor.

    Olha, se daqui um tempo decidir voltar com o blog, pode ter certeza que voltaremos a ser leitores assíduos, e espero que esse dia chegue logo.

    Só queria deixar registrado também, que graças a Deus vc errou no seu último pressentimento rs... pelo bem do Brasil rs...

    Um grande abraço e obrigado pelos momentos de boa leitura e debates que nos proporcionou.

    Lucas Carvalho de Arruda

    ResponderExcluir
  35. Lucas, muito obrigado. Só uma observação: ninguém me tirou do ar. Foi decisão pessoal, sem pressão externa.

    ResponderExcluir
  36. Caro amigo Rubens,


    fico triste em saber que o blog sairá do ar,

    mas não podemos e não devemos desistir.


    att

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  37. Caro Caruso, que pena... assunto ia abundar doravante, caso das -aguardem- mudanças no primeiro escalão municipal. A piada do final de semana foi que o vereador-petiz poderia ser nomeado pelo alcaide para direção do DMAE. Ri muito dessa piada absurda. Se isso acontecesse eu me jogava na Saturnino verde...

    ResponderExcluir
  38. Queria apenas deixar claro que a posição PTista do Ricardo é exceção na família.
    De consolo serve que ele não é palmeirense embora classifique no mesmo nível (palmeirenses e petistas), sem entrar em considerações religiosas...

    ResponderExcluir
  39. Prof. João Alexandre Moura4 de novembro de 2010 às 22:47

    Está lançado o novo movimento social da cidade...

    MVVP - Movimento Volta Viva Poços...

    Vamos manifestar pessoal!!!!

    ResponderExcluir
  40. Não to acreditando que vc vai sair do ar descobri o seu blog há 15 dias adorei, falei para um monte de gente que tb adoraram e agora vai sair do ar? Que pena e agora como vamos discutir todos os assuntos pertinentes a nós....
    Parabens pele blog mas se resolver voltar estamos aqui para dar todo apoio...

    Felicidades, CARUSO

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo trabalho feito.
    Sem dúvidas a cidade perde um canal de consciência e reflexão.
    Abs

    ResponderExcluir
  42. continuo vindo....vai q um dia, né?? :-(

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde!!! gostaria de te convidar pra conhecer o projeto cultural Olhar Circular, estamos na Cia Bella toda a quarta, das 16 às 18 horas.
    meu msn é bibirodriguez@hotmail.com e o blog do projeto é www.olharcircular2edicao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Eu sei quem sou!
    Eu sei, porque aprendi contigo.
    Lia teus textos: muitos. Bem direcionados e narrados com simplicidade, “quase falados”. Gostava, gostei, gosto.
    Fiz comentários poucos por pertencer a outro espaço (sul).
    Esperei um tempo na esperança que voltasses ‘como as velinhas de bolo’.
    Gostaires Gonzalez
    Mas!
    Sei que se fez MAIOR E MELHOR, e eu ainda sinto, o que herdei de ti.
    Se escrevo, em parte porque eu queria ser como você. Nessa história quem perdeu foi eu.
    “Ao infinito e além”!

    ResponderExcluir
  45. OBRIGADO RUBENS POR DEIXAR A ADMINISTRAÇÃO EM PAZ, SEI QUE ÉS UM HOMEM SAGAZ, SÁBIO E CORAJOSO; MAS UM TANTO ABUSADO, CRITICANDO A TODO INSTANTE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO PRINCIPALMENTE! PORQUE PRECISAMOS DE UM CRÍTICO QUE BATE TODA HORA, SE A PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SE AUTO-DESTROI A CADA DIA ÚTIL DA SEMANA!CHEGA DE CHUTAR CACHORRO MORTO...ESPERE ALGUÉM MENOS INOCENTE ASSUMIR O EXECUTIVO...AFINAL SOMENTE O ALCAIDE, NÃO PERCEBEU A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, COLOCADA EM PRÁTICA NOS ÚLTIMOS 6 ANOS,PELA DIREITA DO MUNICIPIO : DESTRUIR O ÚNICO CIDADÃO DA OPOSIÇÃO QUE PODERIA REVOLUCIONAR A HISTÓRIA POLÍTICA LOCAL; JÁ QUE LAMENTAVELMENTE PAULO TADEU VIVE SE PERDENDO EM SUAS EMOÇÕES E ATAQUES INFUNDADOS E CERCADO DE UMA ACESSORIA E UM PARTIDO IMEDIATISTA, QUE TENDE A PENSAR SOMENTE O "AGORA" E NÃO TRATA DE SEU FUTURO, ALÉM DE ESTABELECER ALIANÇAS POLÍTICAS ILUSITADAS...NADA CONTRA O PMDB, MAS ALBERT MARECA, SE O PROBLEMA ERA DINHEIRO, POR QUE NÃO REVER A RELAÇÃO ROMPIDA COM FLÁVIO CANÇADO?
    CARUSO, BRICADEIRAS E VERDADES SUPRACITADAS A PARTE, VOCÊ REPRESENTA O LEGITIMO CIDADÃO QUE SONHAMOS PARA O FUTURO DE NOSSA NAÇÃO: SÁBIO, CRIATIVO, COMPROMETIDO COM SUA CIDADE, QUE HONRA SEUS COMPROMISSO, E TRABALHA HONESTAMENTE PARA QUE OS 124% DE IMPOSTOS INSERIDOS SOBRE SUAS MERCADORIAS NÃO O IMPEÇA DE MANTER VIVA SUA EMPRESA E SUA FAMÍLIA!OBRIGADO POR ESTAR ENTRE NÓS, E TENHA CERTEZA QUE SEU BLOG CERTAMENTE INFLUENCIOU E SEMPRE SERÁ UMA REFERENCIA À AQUELES QUE ACREDITAM QUE, SIM PODEMOS, REPENSAR NOSSAS VIDAS, NOSSA SOCIEDADE E ATIVAMENTE PARTICIPARMOS DAS MUDANÇAS QUE GARANTAM DIGNIDADE A SER HUMANO!"NÃO SERVE PARA VIVER O HOMEM QUE NÃO VIVE PARA SERVIR"

    QUE VOCÊ MEU CARO, VIVA! E VIVA MUITO...
    PARA QUE NOSSA POÇOS FIQUE SEMPRE VIVA!

    VIVA CARUSO! VIVA POÇOS!
    ASS.POR HORA ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  46. É uma pena! Saí de Poços há mais de 20 anos mas continuo com fortes ligações afetivas com esta cidade. Na época era "apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco", hoje sou mais politizado inclusive trabalhando na área. Sei dos problemas que enfrentam as cidades e de vale muito a honestidade dos governantes. Não é fácil governar, tem que se ter competentes (e honestos)assessores em todas as áreas. De qualquer forma, seus posts não terão sido em vão. A semente sempre germina em terreno fértil! Abraços.

    ResponderExcluir
  47. ja vamos pra um ano sem o viva mas.....eu o sinto sutilmente no memoria rsrsr

    ResponderExcluir
  48. Faz muita falta esse espaço..... Mais de um ano nos sentimos órfãos.....

    ResponderExcluir
  49. Vou acessar sempre, vai que um dia volta. Um saudoso abraço. Eternamente, Viva Poços!

    ResponderExcluir
  50. Já vamos para dois anos sem esse que era um espaço de desabafo e conforto. Voltei pra Poços à dois anos, e sinto que esse espaço seria muito bom pra todos. Volta Caruso, sentimos a sua falta.

    ResponderExcluir